quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Como melhorar fotos utilizando o software livre Picasa?




Picasa nos permite fazer pequenos retoques, porém com ferramentas inteligentes que nos facilitam a vida, por sua simplicidade, sobretudo para os usuários mais novatos.  

O bom de Picasa é que não altera a foto original quando a retocamos. Assim, não temos que nos preocupar com as mudanças que se fazem nas fotos, porque na verdade o arquivo original vai ficar sempre igual. O que faz Picasa é armazenar a lista de retoques aplicados a cada foto e assim, cada vez que a visualizamos com Picasa, veremos a foto retocada. Ademais, como salva a lista de retoques realizados, sempre podemos desfazer as mudanças dentro de Picasa para eliminar alguma que não gostamos ou voltar à foto original. Embora fechemos Picasa e voltemos a abri-lo em outro momento, se lembrará dos retoques realizados e poderemos voltar a uma situação anterior ou adicionar novos efeitos.

Para fazer um retoque a uma foto com Picasa, há que clicar duas vezes na foto que queremos retocar. Então, apareceremos na janela de edição da foto. À esquerda poderemos ver um menu com os retoques que dispõem. Estão organizados em três grupos:



1) Consertos básicos: Estas ferramentas são as mais fundamentais para aplicar correções à foto, de vários tipos. Podemos por exemplo recortar uma área da foto, endireitá-la ou girá-la um pouco para deixá-la reta, consertar os olhos vermelhos, a cor, contraste, etc.
2) Perfec.: Estas ferramentas servem para aperfeiçoar alguns detalhes, como as luzes e as sombras, tons, etc.
3) Efeitos: estes últimos servem para dar um toque de criatividade às fotos, com diversos efeitos que podem torná-las mais charmosas. Para um retoque tradicional talvez podem não fazer falta, porém experimentar com estas ferramentas de efeitos pode dar algum resultado curioso, divertido ou criativo. Um dos efeitos que pode ser mais útil é o de melhorar nitidez.
Como dizia, podemos fazer todas as mudanças que quisermos, que a foto que tiver no computador não vai variar. Em qualquer momento podemos ademais desfazer as mudanças, inclusive dentro de uma semana ou um ano...

O melhor é que experimente com calma as distintas possibilidades de retoques e efeitos, para conhecer o programa e se familiarizar com os menus.


Quando acabarmos de retocar, podemos voltar à biblioteca de fotografias, onde se mostravam todas as fotos que tínhamos nas pastas que tivermos visíveis a Picasa, com o botão "Voltar à biblioteca". 


Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/retocar-uma-foto-com-picasa.html
Acesso em: 07.11.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário